Escolher a cor de batom que mais combina com o tom de pele da modelo, fazer um penteado que respeite a textura dos fios dela… parecia algo impossível de se pensar em uma semana de moda, né?
Mas esse último SPFW veio para comprovar que a maior tendência de beleza do momento é justamente não ter padrão! Nunca vimos tantas maquiagens e cabelos diferentes pensados para um mesmo desfile: só na TIG Rodrigo Costa criou nada menos que ONZE looks, de Robert Stevão para a GIG foram cinco; para a Pat Bo Henrique Martins pensou em ao menos sete visuais diversos, enquanto na UMA Vanessa Rozan escolhia o tom de vermelho que ficava melhor para cada menina.
“Podem ter milhões de motivos, mas eu acredito que está acontecendo agora por esse movimento super forte de valorização da individualidade, aquilo de não apenas reproduzir o make sem pensar, todo mundo com a mesma cara… Você adapta o look para que cada modelo conte uma história, mas que seja a história mais adequada para o seu formato de olho, tipo de pele, etc.”, comenta Jake Falchi, National Make Up Artist da M.A.C. aqui no Brasil.
Do lado técnico, é claro que ter tantas variações de looks dá um trabalhinho extra em uma situação já não tão fácil (várias modelos para maquiar, algumas que chegam de outro desfile em cima da hora, aquela correria de backstage…), mas Jake garante que vale a pena!
“A gente super se diverte! Mas pode dar umas confusões sim!rs Teve um desfile dessa semana em que estava escrito errado, aí na hora em que a gente estava terminando um delineadorzão perfeito, que demorou muito pra ser feito, a gente descobriu que na verdade era sem nada! Aí a modelo já estava na fila preparada para entrar na passarela e a gente lá, apagando aquilo! Mas eu gosto dessa variedade, acho muito mais divertido, faz muito mais sentido, mais real!”, disse.
Mas pera: então quer dizer que a gente não consegue mais dizer o que é ou não tendência na maquiagem? Vale tudo? Bom, vale, claro!! Mas ainda assim dá pra identificar tipos de looks que mais bombaram ao longo da semana – afinal, com vários makes a cada desfile as ideias só se multiplicaram, né? Aí é só pensar nisso que já foi colocado em prática nos backstages: escolha o que mais combina com você!
Confira aqui o TOP 5 com as ideias de make favoritas dessa temporada e inspire-se!
1. BOCA LAQUEADA
Foi sucesso! Os lábios com esse acabamento glossy surgiram tanto em tons como o pink e roxo, uma pegada mais pop, quanto nesse clima mais dark com o preto e vinho. Na TIG rolou até uma combinação com glitter – Rodrigo Costa aplicou o batom líquido matte, depois gloss, grudou o glitter e finalizou com mais gloss por cima (aplique com um pincel, fica mais fácil!).
Foram usados nessas belezas: batons Aqua Rouge, da Make Up For Ever e combinação Retro Matte Liquid (esse da foto é a cor Recollection) + Lipglass, ambos da M.A.C.
2. CANTINHO ILUMINADO
Um dos passos mais básicos de make, iluminar o cantinho interno do olho teve destaque nas belezas desse SPFW! Se quiser um look minimalista para uma festa, por exemplo, é uma boa pedida! Se quiser variar um pouco a ideia a sombra colorida ou traçado branco podem entrar em cena, é uma aposta moderninha que também funciona para iluminar a região!
3. ROCKER MOOD
O gatinho power com efeito glossy, o esfumado preto rente aos cílios inferiores e a sombra vinho surgem como apostas para um make na pegada rocker – funciona super bem em contraste com uma roupa romântica!
Os looks da Ellus também têm um “quê” rocker, não? Mas com o glitter e o delineador gráfico ganham um tom mais pop!
4. PINK BABY
Teve “beleza natural” sim, e nelas os tons de rosa – às vezes um pouco mais vibrantes, às vezes mais “queimados” -reinaram! Vale usar nos lábios e nos olhos, ao mesmo tempo inclusive!
5. BOCHECHAS ROSADAS
Outro destaque dos desfiles que apostaram em uma “beleza natural” foi o blush – se ele já é seu item indispensável no nécessaire você bem sabe como ele faz toda a diferença no look!
Nos backstages dessa temporada ouvimos falar bastante de “sobreposição de blushes”, combinação de um tom mais escuro com outro mais vibrante por cima. “Isso cria uma profundidade que deixa o look mais natural”, comentou Amanda Schon, que assinou o look da Osklen com uma combinação dos blushes Seduction e Exhibit A da Nars.
FOTOS: Jefferson Souza – Divulgação – Reprodução/FFW
Seguindo essa ideia de deixar o blush em destaque, mas com o máximo de naturalidade, outra dica é apostar em produtos diferentes! Helder Rodrigues, por exemplo, usou um balm da Natura aplicado com os dedos nas bochechas para o desfile da Cotton Project!
- Curtiram as ideias de beleza desse SPFW?
O post A tendência de make desse SPFW? Esqueça a beleza padronizada! apareceu primeiro em Garotas Estúpidas.